Quem sou eu
Personal Trainer
Postagens populares
Marcadores!
- Atividade Física (111)
- Coisinhas Minhas (105)
- Dicas (27)
- Encontros (13)
- Esmaltes (80)
- Melissa (60)
- Novidades (84)
- Receita (38)
- SPFW (5)
- Suplementação (18)
- Testes (57)
- antes e depois (5)
- desafio (8)
Seguidores
Força, Foco e Fé
Bodyfitness
Pesquisar este blog
Blog Archive
Celulite
Muitos profissionais acreditam que a causa da celulite esteja relacionada com o acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e pobres em frutas, legumes e verduras. Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência da celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada. É importante saber que o grau I é a fase oculta ou de predisposição e pode ser reversível. No grau II, a celulite começa a ser visível, porém, também pode ser reversível. Já no grau III, observa-se a etapa um pouco mais avançada, porém ainda passível de tratamento e pode ser reversível. A fase irreversível da doença acontece no grau IV, quando já não há mais resposta para o tratamento devido à presença do líquido rico em proteínas e lipídeos nos membros inferiores, causando um desconforto visual e até dores, por isso a importância de prevenir este aparecimento!Esta patologia geralmente acontece nas mulheres devido ao hormônio estrogênio que faz com que elas acumulem mais gordura do que os homens na região do quadril e coxas. A celulite causa grande desconforto estético e angústia; à medida que a pele envelhece, a superfície torna-se mais fina e menos elástica tornando a celulite mais evidente, por isso, é recomendado evitar a exposição excessiva ao sol a fim de manter a elasticidade da pele. Uma das melhores maneiras de se prevenir o aparecimento de celulites estão relacionadas às mudanças de hábitos, como: dietas adequadas, prática de atividade física, atenção aos erros alimentares e melhora da função intestinal, além da prática de exercícios físicos.
É importante destacar que a maior incidência de celulites está em mulheres que têm um biótipo mais produtor de estrogênio, o que acumula gordura em partes como bumbum e coxas. Ou seja, se você tem esta parte do corpo mais larga, tem um corpo com maior quantidade de estrogênio e, portanto, precisa tomar um maior cuidado, pois é um problema de nível hormonal (que, por consequência, pode ser melhor tratado com reposição de hormônios). Para tal caso, deve-se evitar o excesso de gordura corporal e o uso de anticoncepcionais, que aumentam o aparecimento de celulites no corpo, assim como o leite faz com pessoas que não tem esta “disposição genética”.
A dietoterapia, neste caso, tem como objetivo a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras. Importante, também, substituir os carboidratos simples pelos complexos (integrais) e ficar atento ao consumo de fibras. As fibras insolúveis reduzem o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores, além de não favorecer a reabsorção do estrógeno na forma ativa.
As principais dicas são: preferir fontes magras de proteína, aves, peixes e carnes vermelhas magras; consumir, diariamente, frutas, legumes e verduras; preferir alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino, bem como escolher alimentos que não contêm sal na sua formulação, pois o sal favorece a retenção de líquidos e, assim, agrava a gordura localizada. Além disso, é bom evitar refrigerantes e as bebidas alcoólicas; substituir frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas; beber muita água por dia e claro, evitar alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes.


0 comentários:
Postar um comentário
Olá já que você chegou até aqui pode falar o que achou?