Quem sou eu

Minha foto
Personal Trainer, São Paulo - Brasil

Instagram

Instagram

Personal Trainer

Personal Trainer

Marcadores!

Seguidores

Força, Foco e Fé

Força, Foco e Fé

Bodyfitness

Bodyfitness

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.
04 junho 2015

Psyllium e seus benefícios.

O psyllium, cujo nome científico é Plantago psyllium, é uma planta nativa da Índia e é famosa por causa das suas propriedades medicinais. Seu nome vem da palavra grega “psylla”, que significa “pulga” porque as suas sementes são pequenas como esse inseto. Recentemente, a psyllium também tem sido indicada para quem pretende perder peso, já que é sacietógena. Sendo assim, conheça melhor a psyllium para incluí-la no seu cardápio.

Como a Psyllium Emagrece

Como a casca da psyllium é muito fibrosa, quando ingerida, incha no estômago e causa a sensação de saciedade por mais tempo. Desse modo, você para de comer mais cedo e, consequentemente, emagrece. Porém, é preciso beber bastante líquido para não sofrer de problemas intestinais.

Semente de Psyllium

Estudos mais aprofundados ainda não foram realizados para sabermos quantos quilos podem ser perdidos com a ingestão da planta, mas uma coisa é certa: ela só funcionará efetivamente caso você faça uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares.

Benefícios da Psyllium para a Saúde

Além de promover o emagrecimento, a psyllium contém diversos benefícios para a saúde. As fibras contidas em suas cascas servem também como um poderoso laxante, pois aumenta o volume do cólon, o que provoca a maior movimentação do intestino, acabando com a temível prisão de ventre. Por outro lado, podem ser usadas contra diarréias por endurecerem as fezes.

As partes mais utilizadas da planta pela medicina fitoterápica são a semente e a casca, que são ricas em substâncias químicas como a mucilagem do tipo arabinoxilano, que absorve bastante água e auxilia o bom funcionamento intestinal. Além disso, há proteínas, galactose, aucubina, enzimas, xilose, gomas e óleos linoléico, palmítico e oléico.

Psyllium em Cápsulas

Tais óleos são utilizados como emolientes (hidratantes capilares e cutâneos) e demulcentes (abranda dores e infecções). Como cataplasma, servem para tratar dores de dente e infecções, além de serem utilizados contra abscessos, irritações na pele e panarícios, que são as infecções nas pontas dos dedos.

Como Usar

Você pode ingerir a psyllium em forma de chás, cápsulas ou in natura. A quantidade recomendada do chá é de no máximo 4 xícaras ao dia, sempre após as refeições. Quanto às cápsulas, 2 são o suficiente, sendo uma antes de dormir e uma de manhã, logo ao despertar.

Suas folhas, quando jovens, podem ser consumidas em forma de salada e suas sementes, devem ser adicionadas a iogurtes ou cereais.

Contra Indicações

A psyllium só não é recomendado para gestantes. Porém, se você sofre de alguma doença crônica, consulte o seu médico antes de ingerir essa planta.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser natural, o psyllium pode causar alguns efeitos colaterais gastrointestinais como vômitos, diarréias, distensão abdominal, irritação em volta do ânus, cólica, gases e obstrução digestiva. Sendo assim, aos primeiros sintomas, pare de consumi-lo e procure o seu médico. Estou usando e amando os resultados 

0 comentários: