Quem sou eu

Minha foto
Personal Trainer, São Paulo - Brasil

Instagram

Instagram

Personal Trainer

Personal Trainer

Marcadores!

Seguidores

Força, Foco e Fé

Força, Foco e Fé

Bodyfitness

Bodyfitness

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.
25 maio 2012

A importância da Água



Beber água diariamente é crucial para manutenção da vida.
Para se ter uma idéia, a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor – em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso.
Uma atitude equivocada das pessoas, é a de só beber água quando está com sede. Pois bem, sentir sede é um provavel sinal de que você perdeu de 1% a 2% do seu peso em água, ou seja, beber água, além de uma necessidade deve ser um hábito.
A ingestão de água recomendada é algo em torno de 40ml por kilo de peso corporal ao dia. Lembre-se, estamos falando de água –  refrigerantes, sucos e chás não entram nessa conta! E tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez não resolve. Alguns dados apontam que o estômago tem capacidade para apenas 12 ml/kg/hora de líquidos, ou seja, tomar mais que 01 litro de líquido de uma só vez faz mal”. Recomenda-se algo em torno de 200ml a cada hora.
Quando se fala de atletas fica mais difícil determinar uma hidratação ideal, já que fatores como duração e intensidade do exercício, devem ser levados em consideração.
Entre os benefícios de uma ingestão de água adequada estão:
1- Temperatura
Exercícios físicos e muito calor, fazem o corpo liberar água pela transpiração, reduzindo a temperatura corporal.
2- Absorção de nutrientes
Uma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para o transporte de nutrientes como a glicose, os aminoácidos, as vitaminas e os minerais.
3- Retenção hídrica
Em um organismo hidratado, a necessidade de armazenamento de água é menor, e através de um sistema regulatório o organismo elimina mais água a medida que ingere mais água. Assim, beber mais água ajuda a combater a retenção hídrica indesejada, mais comum entre as mulheres.
4- Celulite
Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e a eliminação de toxinas pela urina e pelo suor ajuda a previnir o aparecimento da celulite.
5- Digestão
A água ajuda a na formação de enzimas que promovem reações químicas no organismo, além de também formar o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.
Um grupo de cientistas americanos, apresentou um novo estudo onde afirmam que dois copos de água antes de cada refeição podem ajudar as pessoas a emagrecer.
A conclusão surgiu depois de experimentos conduzidos por doze semanas na Universidade Técnica de Virgínia, na cidade de Blacksburg, nos Estados Unidos. Em um grupo, metade era instruída a beber dois copos do líquido antes das três refeições diárias, enquanto a outra não recebia qualquer instrução de como ou quando ingerir. Segundo os cientistas, a razão para o emagrecimento é física. O consumo de água antes da refeição pode fazer com que as pessoas se sintam saciadas e consumam menos calorias logo em seguida.
Além disso, ingerir 8 copos de água gelada faz com que o corpo aumente o metabolismo, gastando 200 calorias a mais por dia para produzir mais calor.
Beber alguns copos de água não vai resolver todos os seus problemas, mas como a água é de longe a bebida mais saudável, não ha mal nenhum em manter uma garrafinha à mão durante o dia.
Professor e treinador Thiago Muller 

0 comentários: